13/03/2009

Jesus



Jorge Jesus e o seu Sporting de Braga estão em alta.

O Braga alcançou ontem (quinta-feira)um precioso empate (0-0) no campo do Paris Saint-Germain, na primeira mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA de futebol, e manteve esperanças de poder alcançar a próxima ronda da prova.
No entanto, e mesmo que não consiga seguir na competição, Jesus já fez história. Com a passagem aos oitavos-de-final, frente ao Standard de Liège, o Sporting de Braga já é o vencedor final da edição 2008 da Taça Intertoto.
O vencedor desta competição é a equipa que chega mais longe na Taça UEFA e com a eliminação do Deportivo da Corunha, Aston Villa e Estugarda, os outros clubes que restavam, o Sporting de Braga é, oficialmente, o campeão da Taça Intertoto 2008 e irá receber o troféu da última edição desta competição a 19 de Março, dia em que defronta o Paris Saint-Germain, na segunda mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA.
O Sporting de Braga junta-se assim a FC Porto, Benfica e Sporting no restrito grupo de clubes portugueses que venceram uma prova europeia. O Braga já era, também, a equipa portuguesa que mais longe conseguiu chegar na Taça UEFA depois de qualificada via Taça Intertoto. A outra equipa nacional a chegar à UEFA por esta via foi a União de Leiria, em 2007, mas ficou-se pela primeira eliminatória. O Bordéus, em 1995, foi o clube que mais longe chegou, tendo atingido a final da Taça UEFA, mas perdendo-a depois para o Bayern de Munique.

Esta taça deriva de um antigo torneio internacional realizado no Verão e, em 1995, passou para a alçada da UEFA que a incorporou no seu calendário com o nome de Taça Intertoto. A Intertoto passou a ser uma espécie de "tábua de salvação" para os clubes classificados logo atrás dos lugares que dão acesso às competições europeias nos respectivos países.

O Sporting de Braga ainda pode ser a única equipa a vencer a Taça UEFA vindo da Intertoto, sendo que o Bordéus tem o melhor registo, depois de ter chegado à final da competição em 1995/96.

Um marco na história do futebol português. Viva o Braga, Viva o Jesus!

Sem comentários: