29/03/2010

E agora?! Fica assim?!



24 de Março de 2010. Este será um dos dias que mais deverá envergonhar o futebol português nos últimos anos.
Embora seja sobejamente conhecido que no plano económico-social Portugal não se encontra numa posição muito favorável, na vertente desportiva considero que Portugal tem vindo nos últimos anos a subir patamares progressivos de qualidade e de afirmação internacional. Não só temos tido a capacidade de atrair jogadores de qualidade para o nosso campeonato, de ver equipas lusas a lutar com os “tubarões” europeus como, inclusivamente, conseguimos escrever uma das páginas mais bonitas no nosso livro de recordações futebolísticas a organização do Euro 2004.
.
Tudo isto não pode ser desperdiçado! No entanto, a hilariante novela a que temos vindo a assistir nos últimos meses em nada contribui para credibilizar o nosso futebol.
O primeiro “indício” de que todo este processo não ia acabar bem, deu-se com o constante arrastar de toda a análise do processo sem que qualquer explicação fosse dada. Culminou, como todos sabemos, com um órgão (o conselho de justiça da Federação Portuguesa de Futebol) a reduzir drasticamente a pena que um outro órgão (comissão disciplinar da Liga de Clubes) tinha proferido com toda a pompa e circunstância.
O que resultou desta fantochada toda? Foram castigados dois jogadores que já cumpriram mais do que o triplo das penas a que agora foram condenados. Francamente...só mesmo cá!
Nos outros países até já gozam com a incompetência das instituições que regem o nosso futebol!
.
O processo irá certamente arrastar-se ainda mais, com compensações aos prejudicados e com mais uns recursos pelo meio e nós, adeptos, cá continuaremos a assistir a este "show-off" e à descredibilização progressiva do nosso campeonato sem nada podermos fazer.

Sem comentários: