07/10/2009

Novas regras do campeonato futebol distrital Inatel

Já é conhecido o resultado do sorteio da Taça Fundação Inatel, havendo igualmente esclarecimentos da Direcção Regional em relação ao novo formato do campeonato assim como às novas regras, regras essas que foram definidas por todas as Agências Distritais.
.
De acordo com o Delegado Distrital, o Dr. António Rola, as mudanças mais importantes são as seguintes:
.
- Primeira fase : 63 equipas divididas geograficamente em 7 grupos de 9 equipas cada; Jogos a uma volta (cada equipa faz 4 jogos em casa e 4 fora) e são apuradas as 4 primeiras classificadas de cada grupo para a Série 1, e as restantes 5 para a série 2;. Termina em 13 de Dezembro.
.
- Segunda fase : Série 1 (Apuramento de Campeão Distrital) - As 28 equipas apuradas dividem-se em 4 grupos de 7 equipas; Jogos a duas voltas, todos contra todos (casa/fora); São apuradas as equipas que terminarem em primeiro, havendo meias-finais e realizando-se a final dia 1 de Maio.
Série 2 (Apuramento Campeão Agência de Santarém) - As restantes 35 equipas dividem-se em 5 grupos de 7 equipas; Jogos a duas voltas, todos contra todos (casa/fora); São apuradas as equipas que terminarem em primeiro, mais as 3 segundas melhor classificadas na disciplina, havendo quartos de final, meias-finais e realizando-se a final dia 25 de Abril.
.
.
De notar que cada equipa faz pelo menos 20 jogos na época. A nível de prémios e taças, deixa de haver prémio monetário para os vencedores da Taça Disciplina, havendo no entanto surpresas (palavras do Delegado Distrital) para os vencedores desta Taça. Continua a haver o prémio de Melhor Marcador, mas desta vez, e para não beneficiar as equipas que fazem mais jogos, irá ser a média de golos que contará (Golos marcados a dividir por jogos efetuados pela equipa).
.
Continua a haver o prémio de melhor jogador, mantendo-se a situação do delegado de cada equipa escolher o melhor jogador em campo. Em caso de não preenchimento, o capitão de equipa será considerado o melhor em campo, à semelhança do ano passado. Os jogos terão a duração de 80 minutos (40+40), havendo permissão para 6 substituições por equipa.
.
Os árbitros irão ter uma formação nacional a fim de melhorarem o aspecto técnico e disciplinar nos jogos. A Fundação Inatel irá disponibilizar equipamentos de jogo novos com insígnias Inatel aos árbitros, havendo a hipótese de haver uma bola oficial Taça Fundação Inatel. Se assim for, será distribuida simbolicamente uma bola dessas por cada equipa.
.
Será obrigatório os jogadores apresentarem o B.I. ou Cartão Único e fotocópia a cores dos mesmos nos jogos oficiais, a fim do árbitro reter as fotocópias e não os originais como acontecia. O Delegado Distrital sugeriu até que as equipas tivessem um porta cartões ou um dossier com todas as fotocópias dos atletas.
Pensamos que todas as equipas, mesmo que não concordem com estas alterações, vão fazer os possíveis para continuar a manter o Campeonato Distrital de Santarém do Inatel como o melhor do país. Pelo menos nesta época, porque as diferenças entre A.F.Santarém e Inatel estão a diminuir...Se faltar esclarecer alguma coisa, que comentem no blogue, estão à vontade para o fazer. Palavras do Dr. António Rola.
.
Texto adaptado do blogue do Juventude Clube de Ulme : http://jculme.blogspot.com/

Sem comentários: