20/12/2009

Logótipo Euro2012!

Uma bola dourada entre duas tulipas - uma vermelha e branca, a outra azul e amarela, respectivamente as cores das bandeiras da Polónia e da Ucrânia, os países organizadores do próximo Europeu de futebol. Foi assim revelado o logótipo do Euro 2012, uma criação com assinatura portuguesa.
.
A apresentação decorreu em Kiev na presença de Michel Platini, presidente da UEFA, de Viktor Iuschenko, Presidente ucraniano, e de Ioulia Timochenko, primeira-ministra da Ucrânia. Mas o protagonista foi o logótipo imaginado pela Brandia Central, agência portuguesa vencedora de um concurso internacional que se prolongou por mais de um ano. A imagem da competição tem a assinatura de Hélder Pombinho, líder da equipa de designers que se inspirou na wycinanka, a arte de cortar papel comum às zonas rurais da Ucrânia e da Polónia.
.
O sorteio da fase de qualificação ocorre a 7 de Fevereiro de 2010, em Varsóvia. Os jogos de apuramento realizam-se entre Setembro de 2010 e Outubro de 2011. As 53 selecções concorrentes vão ser repartidas por nove grupos, seis com seis equipas e três com cinco.
A final do Euro 2012 acontecerá em Kiev, enquanto Varsóvia acolhe a inauguração do torneio.

Sem comentários: